O músico gaúcho Tonho Crocco está sendo processado por fazer uma música que critica o aumento de 73% no aumento de salário dos deputados gaúchos no final do ano passado. O processo é movido pelo deputado federal Giovani Cherini por causa da música gangue da matriz. Na música tonho critica o aumento dos salários e classifica como crime.
Deputados reajustam salários em 73%
Em dezembro de 2010 os deputados gaúchos reajustaram seus salários em 73%, o máximo permitido por lei. Os salários passaram de 11.564,76 reais para 20.042,34 reais. Desde fevereiro, os 55 eleitos e reeleitos no Rio Grande do Sul estão recebendo o novo valor. Apenas o bancada do PT e o deputado Cassiá Carpes do PTB votaram contra o aumento. Por 36 votos a 11, foi aprovada o novo índice. Na época os deputados Carpes, Raul Pont e Adão Villaverde, que chegaram a subir na tribuna para protestar contra o reajuste. Eles defendiam aumento vinculado aos percentuais concedidos nos últimos quatro anos para o salário mínimo.
Página tirado do ar por hakers
Ontem a noite por volta das nove e meia, a página da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul estava indisponível. Um grupo de hackers afirmou ter tirado do ar o site da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em homenagem ao músico Tonho Crocco. Via twitter, o grupo afirmou que o motivo do protesto é o fim da "censura".o nome do rapper gaúcho esteve ontem entre os assuntos mais comentados do twitter no mundo, e foi manchete dos principais portais de notícia do Brasil O site da Assembléia voltou a funcionar a pouco mais de uma hora.
Opinão
O cantor em entrevista ao jornal o globo diz que a primeira audiência sobre o processo acontece dia 22 de agosto. Ele fala que vai se defender. Também afirma que não vai fazer qualquer tipo de acordo, ou se for condenado, será aberto um precedente perigoso a favor da censura, e o país todo pode ficar com receio de criticar políticos.
O atual presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde , diz que o episódio foi “equivocado”. Ele fala que a tradição da assembleia legislativa do rio grande do sul é de ser defensora da democracia. Ele diz que as artes são uma forma de manifestação que vivem à frente do tempo da gente. "Elas são revolucionárias, quase que transgridem determinadas normas, e todas as sociedades que quiseram tolher formas de manifestação artística caíram em regimes autoritários", opina.






0 comentários:
Postar um comentário