NOVO TRATAMENTO PARA CÂNCER ''ExAblate''




O ExAblate é um tratamento não invasivo para miomas que combina o exame de ressonância magnética com o ultrassom de alta intensidade para tratar tumores sem a necessidade de incisão (cortes) ou hospitalização. O procedimento é aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil. Atualmente, é utilizado em mais de 60 centros médicos de referência por todo o mundo (Estados Unidos, Europa, Ásia) e mais de 5.000 pacientes já foram tratadas com sucesso.

Benefícios :

Não invasivo

Não há cortes. Não há cicatrizes.

Procedimento ambulatorial

O procedimento é totalmente ambulatorial, ou seja, não requer hospitalização. O procedimento dura cerca de três horas. No mesmo dia, a paciente retorna para casa.

Sem radiação ionizante

Não é utilizada radiação ionizante (raios-X), que pode ser prejudicial aos ovários.

Efeitos adversos são raros

O dor é muito menos frequente e de menor intensidade do que em outros tratamentos invasivos. Há menor risco de infecção, por não haver incisão. Não há perda de sangue, não havendo risco de hemorragias. Menor incidência de náuseas, vômitos e mal-estar.

Sedação leve

O procedimento anestésico aplicado consiste em uma sedação leve. A paciente fica consciente durante todo o processo. Mesmo assim, um anestesista a acompanha desde o início até o fim do tratamento, o que aumenta sua segurança, conforto e bem-estar.

Rápida recuperação

A recuperação do tratamento com o ExAblate é extremamente rápida, sendo a mais rápida dentre todos os tratamentos para os miomas uterinos. Em um ou dois dias as pacientes tratadas voltam à vida normal, sem restrições para o trabalho e para atividades físicas.

Passo-a-passo


O procedimento de aplicação do ExAblate é realizado em uma máquina de ressonância magnética, utilizando uma maca especial onde está localizado o transdutor de ultrassom. A sala de exame é decorada com luzes que simulam estrelas no teto e uma TV de plasma onde são exibidos filmes, documentários e afins, ajudando no relaxamento.


A paciente é posicionada deitada de barriga para baixo e permanece consciente e sob leve sedação durante todo o procedimento. Após o posicionamento, o procedimento consiste basicamente em quatro etapas:


Definição do alvo – o mioma

São realizadas imagens de ressonância magnética da pelve, incluindo pele, parede abdominal e todos os órgãos internos em três planos (sagital, axial e coronal).

Planejamento terapêutico

Nesta etapa, são definidos a localização e o volume do alvo (mioma) a ser atingido pelo ultrassom focalizado. Assim, a passagem de cada feixe de ultrassom é minuciosamente planejada e calculada tridimensionalmente, garantindo a eficácia e a segurança do tratamento.

O tratamento

O tratamento consiste em múltiplas insonações previamente planejadas. A cada insonação sobre o alvo, objetiva-se aquecer o mioma a temperaturas de 70ºC a 80ºC, causando a necrose (“morte”) tecidual. Enquanto as insonações ocorrem, as imagens em tempo real de ressonância magnética demonstram o aquecimento do alvo e de todo o tecido vizinho ao alvo, garantindo, assim, a segurança do método.

- Controle imediato pós-tratamento

Ao fim das insonações planejadas, novas imagens de ressonância magnética são realizadas com a utilização de contraste venoso (gadolínio). Estas imagens vão demonstrar todo o tecido do mioma não perfundido, ou seja, que não recebe contraste. Esta área que não recebe contraste é equivalente à área totalmente tratada pelo ExAblate. Portanto, imediatamente após as insonações, o tratamento é dimensionado, avaliando-se sua eficácia e se uma nova sessão para complementar o tratamento pode vir a ser necessária.

by Carla Sucolotti

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário